Em algum momento de estresse, você já sentiu mãos e pés frios, visão turva, sensação de perda de força, ondas de calor, vertigem, palidez e "escurecimento" da visão? Você pode ter experimentado um episódio de síncope ("desmaio") e é bastante provável que este evento esteja relacionado à Síndrome Vasovagal.
Existem circunstâncias que levam a esta Síndrome, que podem ser psicológicas como estresse intenso ou uma emoção forte (como ver sangue) e físicas, como calor excessivo, esforço intenso, dor forte ou gravidez. Em comum, todos essas situações podem estimular o nervo vago.
Esta Síndrome é o resultado de um reflexo exagerado do corpo a fim de preservar o fluxo sanguíneo, fazendo com que involuntariamente o sistema nervoso faça o coração bater mais vagarosamente (bradicardia) e, ao mesmo tempo, os vasos sanguíneos das pernas se dilatem. Como resultado, o coração bombeia menos sangue, a pressão arterial cai e o sangue não tem força para vencer a gravidade, indo para as pernas ao invés de irrigar o cérebro.
Isto causa redução da chegada de oxigênio ao cérebro, já que as moléculas de oxigênio são carregadas pelo sangue, gerando o "desmaio" e os sintomas da Síndrome Vasovagal.
Este fato é bastante comum no momento da punção venosa e não temos como prever se irá ocorrer. Sendo assim, na Medicina Diagnóstica tomamos alguns cuidados para prevenir acidentes maiores com nossos pacientes no momento da punção:
- Assegurar que o paciente esteja sentado em cadeira apropriada ou deitado em uma maca;
- Verificar se há equipe de apoio por perto;
- Cessar de imediato a punção e chamar enfermeira e médico radiologista, logo nos primeiros sintomas;
- Verificar sinais vitais.
Qual o "tratamento" da Síndrome Vasovagal?
Durante o episódio agudo, devemos deitar o paciente e elevar os membros inferiores, fazendo com que a cabeça fique mais baixa que os membros inferiores, assim a gravidade fará com que o sangue retorne mais rápido ao cérebro, oxigenando-o e fazendo com que o paciente recobre sua consciência. Eventualmente pode haver necessidade de infusão de líquidos ("soro") através de acesso venoso.
Após qualquer episódio de síncope (desmaio) é importante procurar um médico, pois existem testes para avaliação das causas que poderão ser solicitados quando necessário. Também se faz importante informar à equipe sobre desmaios prévios sempre que precisar ser puncionado novamente, para que as medidas cautelares possam ser tomadas durante o atendimento.
#estresse #desmaio #hipotireoidismo