O contraste é uma substância utilizada para detectar alterações ou evidenciar a anatomia de tecidos, órgãos e vasos sanguíneos. Os contrastes podem ser utilizados de forma oral, retal ou mais comumente por via endovenosa. A maioria das pessoas que são submetidas a uma ressonância magnética com contraste pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia do exame.
O uso de contraste requer alguns cuidados no pré, durante e pós exame, iremos descrever alguns destes cuidados abaixo:
Pré infusão de contraste:
É realizada uma entrevista aplicada por profissional especialista na área de diagnóstico por imagem, para verificação de alergias, doenças prévias e uso de medicações;
Será solicitado exame de creatinina sempre que o paciente tiver acima de 70 anos ou então portador de Doenças Renal, Gota, Diabete ou Hipertensão, pois com este exame conseguimos avaliar a filtração dos rins e avaliar se o contraste que estará sendo aplicado será expelido de forma adequada sem causar danos ao paciente.
Durante a infusão de contraste:
Explicar ao paciente a sensação que a infusão de contraste pode causar: “geladinho” na entrada da medicação, após calor no corpo e possível vontade de urinar;
Se sentir algo diferente das reações descritas acima deverá imediatamente apertar a campainha para chamar o técnico.
Após a infusão de contraste:
Orientar a ingesta abundante de àgua para que o organismo elimine o mais rápido possível a medicação.
Para finalizar, o contraste é uma medicação bastante segura se tomados todos os cuidados conforme descrevemos acima é de extrema importância no diagnóstico de algumas patologias.
#ressonânciamagnética #constraste