Primeiramente, escolha um protetor solar que ofereça proteção contra raios UVB e UVA.
A radiação UVB é a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele, tem mais intensidade entre as 10 e 16 horas.
- Protetores solares com FPS 2 até 15, possuem baixa proteção contra a radiação UVB;
- FPS 15-30 oferecem média proteção;
- FPS 30-50 oferecem alta proteção UVB:,
- FPS maior que 50, possuem altíssima proteção UVB.
Pessoas de pele muito clara, que se queimam sempre e nunca se bronzeiam, devem usar protetores solares com FPS 15, no mínimo.
Já a radiação UVA, por sua vez é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele e sua intensidade varia pouco por dia. Não há consenso quanto à metodologia do fator de proteção para este tipo de radiação, mas é mensurado com estrelas de 0 a 4 nos rótulos:
- < 2, não há proteção UVA;
- 2-4 baixa proteção;
- 4-8 média proteção,
- 8-12 alta proteção
- > 12 altíssima proteção UVA.
Escolhido o FPS, não esqueça de verificar se o produto é resistente ou não à água. Opte por produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele. Pacientes com tendência à acne devem optar por produtos livres de óleo ou gel creme, já àqueles que fazem muita atividade física e que suam bastante, devem evitar os géis, que saem facilmente.
É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta, é preciso complementar o cuidado com chapéus e óculos apropriados, além de hidratar-se adequadamente. Feito isso, para um cuidado completo a Sociedade de Dermatologia recomenda a consulta com um dermatologista, assim terá avaliação cuidadosa da pele e indicação de produtos mais adequados para você.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
#filtrosolar #verão