No processo de desenvolvimento humano, a adolescência é marcada como uma fase de tensão, devido às alterações físicas, biológicas, emocionais e sociais.
É em meio a todas essas transformações queocorre o despertar da sexualidade de uma maneira diferenciada, sob influência das singularidades da fase. A família é o contexto ideal para instrução sexual desses jovens. No entanto, a forma como a comunicação é estabelecida entre pais e filhos depende muito das peculiaridades de cada família, que pode sentir-se despreparada para a abordar o tema.
Esses esclarecimentos, contudo, são fundamentais para a prevenção e cuidados com a saúde sexual dos jovens.Quando eles não encontram respostas parasuas questões em casa, eles costumam buscá-las com os amigos, parceiros ou na internet, que são canais que repassam informações incompletas ou imprecisas, sem uma real confiabilidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a grande maioria dos adolescentes inicia sua vida sexual cada vez mais cedo, a maioria entre 12 e 17 anos. Os jovens que estão vivenciando esta fase estão vulneráveis às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), vulnerabilidade que pode ser reduzida com acesso à informação confiável.
Para isso, proponha uma conversa com seus filhos, aberta e sem julgamentos.
A comunicação dentro de casa é a melhor escola.
Fonte: Scielo - Pesquisa sobre a abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes.
#adolescência #sexualidade #conscientização #medicinadiagnóstica