As articulações são regiões de contato entre os ossos, que são separados pela cartilagem, uma superfície lisa e resistente. Esta cartilagem é responsável pela real integridade da articulação.
Quando se deseja proteger as articulações é preciso proteger principalmente a cartilagem, já que ela não se regenera no caso de lesões.
Tome cuidado com esportes de impacto, fortaleça a musculatura local com exercícios de musculação – o melhor é ter sempre a ajuda de um profissional para evitar a sobrecarga de peso. Se os músculos da perna e glúteos, por exemplo, estão fortalecidos, o movimento das articulações fica no eixo perfeito, o que evita que o osso deslize para os lados, desgastando a cartilagem.
Além disso, é importante beber água pois a desidratação pode privar o corpo dos nutrientes necessários e da lubrificação adequada das articulações. A cartilagem que recobre os ossos é como uma esponja que retém a água para manter sua elasticidade. Quando resseca, se desgasta, um osso passa a atritar-se contra outro, resultando na artrite.
Para o tratamento de artrites e outras inflamações das articulações exames de imagem como radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância e etc, podem ser solicitados pelo médico ortopedista ou reumatologista após a avaliação de cada quadro clínico individualmente.
Diretor Médico do Centro de Diagnóstico por Imagem do Sistema de Saúde Mãe de Deus; Coordenador do Programas de Residência/Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Sistema de Saúde Mãe de Deus.
Currículo